terça-feira, 11 de novembro de 2008


O CONVITE



Não me interessa a forma como ganhas a tua vida.
Não me interessa a tua idade.
Desejo saber se, como um louco, ousas ir à procura do amor,
do teu sonho, a aventura de estar vivo.

Não me interessa saber quais são os planetas que tornam a tua lua quadrada.Conta-me se já tocaste o centro da tua tristeza, se te tornaste mais aberto através das desilusões da vida, ou te fechaste com medo de sentir ainda mais dor.
Mostra-me se consegues aguentar a dor, a tua e a minha, sem teres de te esconder, de a expulsar ou de te fixares nela.

Diz-me se consegues estar com a alegria, a minha e a tua, se consegues dançar loucamente, se permites que o êxtase te preencha até à ponta dos teus dedos, sem teres que chamar a atenção para o facto de ser necessário ser realista e lembrares-nos os limites da vida.

Não me interessa se a história que me contas é verdadeira. Diz-me se tens a coragem de desiludir alguém e, assim, seres fiel a ti mesmo. Se aguentas o peso de ser considerado um traidor porque não aceitas atraiçoar a tua própria alma: aguentas ser coerente e, por isso mesmo, és digno de confiança.

Diz-me se consegues ver a beleza, mesmo quando ela não é visível, se, em cada dia, ela te torna capaz de seres fonte de vida.

Quero saber se consegues viver com os fracassos, com os teus e os meus, e, no entanto, és capaz de te sentares à beira do lago e gritares à lua: “SIM!”

Não me interessa onde moras e quanto dinheiro ganhas. Diz-me se consegues levantares-te depois de uma noite de desespero e rancor, cansado e ferido até aos ossos, e fazes tudo o que é necessário para as crianças terem o suficiente para comer.

Não me interessa saber quem conheces e como chegaste aqui. Diz-me se aguentas estar comigo no centro do fogo sem fugir.
Não quero saber onde, o que e com quem estudaste.
Quero saber o que te alimenta interiormente quando tudo no exterior ruiu.
Quero saber se consegues suportar a solidão, e se és fiel a ti mesmo nos momentos de vazio.
Diz-me aquilo que desejas, se tens a audácia de sonhar,e de ires ao encontro do teu coração.


Oriah Moutain Dreamer

(Poema escolhido por Eva Santos)

5 comentários:

Unknown disse...

Lindissimo!
Possamos nós todos poder gritar "SIM" à Lua e agradecer a cada dia tudo o que vem!
Lindo!
:)

mia disse...

Minha linda "afilhada":
Vim aqui visitar o teu blog, à procura de um bocadinho de ti:)
Adorei este texto e fez-me lembrar os inúmeros (escolhidos pela Eva) afixados em cada andar no elevador!
Lembras-te?
um beijinho muito especial para ti
da tua madrinha do coração

Mia

Tatiana disse...

Mummy:
Tu pediste, imploraste...
Mandaste bocas e insultaste...
Fizeste chantagem e fechaste a porta na minha cara...
Mas que poderei mais eu fazer, senão perdoar-te? :D E satisfazer os teus desejos? :D
Tu sabes que eu nao sou a filha mais exemplar, mas nao é isso que me torna tao especial?
Sabes que te adoro, é isso que importa :)
UM beijo!

Nery Nini disse...

Olá Eva!

Perdoe-me mas tenho de manifestar o meu "desagrado" pelo poema escolhido! :P O que vai ser de mim? Perante um poema tão certo e tão forte, como vou eu conseguir responder ao pedido da Ana, e escolher um texto para ela publicar aqui?
A Eva impôs uma fasquia muito elevada :) mas na verdade, não faz mal! Soube muito bem lê-lo!

Beijinhos e muito obrigada,
(à convidada e à anfitriã do blog, claro!),

Margarida Nery

Anónimo disse...

Ana,

Não sei responder de outra forma, perdoa-me...

Aqui vai:


Quando vejo seu sorriso, seu jeito
atrevido e destabilizador
Me descontrolo e fico fora de mim
Não sei quem você é
Não sei de onde você vem
E que importa isso?

Não importará apenas
a magia que surge quando nos vemos,
nos falamos e nos tocamos?

É você que vai dar
um carinho para mim?
É você que vai deixar
eu te mostrar quem eu sou
E te levar aos céus?

Guardo seu beijo
Seu jeito
Junto do meu coração.

Para sempre.

DSF